A Inutilidade de um Noivado

index

Sim. É esse mesmo o assunto do post: Noivar é inútil.

Estava ontem conversando com um amigo e leitor quando ele sugeriu o tema. Na hora pensei: “que tema mais besta, de onde ele tirou essa idéia?”, mas depois começamos a discutir sobre isso, e faz sentido.

Não sei se você está atualizado no tema “anéis de relacionamento” (eu não estava), mas hoje em dia existem três tipos de aliança: a de compromisso, a de noivado, e a de casamento. O que eu acho delas?

Acho que a de compromisso é a menos perigosa. Normalmente utilizada por adolescentes apaixonados, que querem demarcar seu território, comprovando que aquela pessoa “já tem dono” por colocar um anel prateado no anelar direito da mesma. Claro que eu já usei esse tipo de aliança! De prata, de aço, até de côco. Confesso que até acho bonitinho e tal, mas sei lá né. Vai do gosto de cada casal e do nível de comprometimento que eles tem.

A de casamento por sua vez, é a mais séria. Normalmente trocada na frente de um altar ou de um juíz, nasce da decisão concreta de duas pessoas que querem passar (pelo menos um bom tempo de) uma vida juntos. Geralmente por amor, acho o ato de trocar alianças lindo. E claro que deve ser feito apenas quando há crença envolvida: casar porque os outros acham bonito é hipócrita e ridiculamente overrated. Não case na igreja se você não acredita no que está sendo dito ali na sua frente (conselho válido para TODA e QUALQUER religião).

alianca

E finalmente, o comprometimento mais inútil de todos: o noivado.

Dinheiro para alianças. Festa para os parentes. Tempo e dinheiro gastos para oficialmente dizer na cara de todas as pessoas que você conhece que “você decidiu que vai casar, só não sabe quando”.

Pois é. Talvez seja uma reafirmação que os relacionamentos precisam. Aquela hora de pensar “Puxa, agora ficou sério. Estamos falando oficialmente em casamento. É isso mesmo que eu quero pra minha vida?”

Noivar é dar um tempo pra ter certeza se quer mesmo casar. Talvez até um passo importante antes de tomar uma decisão precipitada.

Infelizmente, tem gente que não entende esse propósito, e noiva por motivos absurdos: Por dinheiro, por status, pra “enrolar mais a outra parte”, por gravidez, por família que enche o saco.

Fica a dica: Se você for noivar, que seja pelos motivos certos.

Espero que fique claro que não estou julgando, nem criticando quem pratica o ato. Eu nunca fui noiva, nunca casei. Não estou cuspindo pra cima, vai que algum dia acontece né? Acho as cerimônias de noivado lindas, adoro todo e qualquer motivo pra festejar qualquer coisa.

Só acho meio sem nexo o dinheiro gasto para isso. Claro que como o dinheiro não é meu, cada um faz o que bem entender com o seu. No fim das contas, o que importa é estar feliz com quem se ama.

E se for noivar, me chama! Agora SaiDaqui!

autor: Amanda Armelin

Bocuda, nerd, tatuada. Cervejeira de carteirinha e louca por cachorros (principalmente bulldogs). Além do sorriso no rosto, mantém paixão absoluta por bacon e sexo.

compartilhe esse post

17 comentários

  1. Amandita, concordo e discordo em partes. Eu vou gostar de noivar, mas não fazer festa pra todo mundo, nem pra poucos. O noivado o meu bofe mesmo já disse: será entre nós dois. Depois avisamos os familiares e amigos que estamos noivos, só. Porque aí começamos a preparação do casório e, quanto isso, o compromisso daquele evento sério já está no dedo.

    Eu por exemplo, defendo muito mais o uso da aliança de noivado do que da aliança de compromisso. Nunca usei e não faço questão nenhuma, porque em minha opinião, é generalizar o uso da aliança. Se eu for usar, será pra algo definitivo – como o casamento, que é quando decidimos concretizar os planos e escolhemos de vez a pessoa que pretendemos passar o resto da vida. Sou daquelas tradicionais mesmo…

    Porém, não sabia que tnha aliança só pra isso! É uma dúvida que tenho: aliança de noivado é diferente da de casamento? Pensei que fosse a mesma aliança! Tirava no dia do casamento só pra trocá-las novamente na cerimônia, e dessa vez, na mão esquerda. To viajando muito e não é assim?

    Enfim… Em minha opinião (novamente), é válida a aliança de noivado, mas não a festa e menos ainda a aliança de compromisso. Outra coisa que acho tosca: noivar sem previsão de casamento. Uma vez um casal de conhecidos noivou – ELE PEDIU ELA EM CASAMENTO NA FORMATURA, QUE ERA DE TODOS, INCLUSIVE MINHA ¬_¬ – eu fui perguntar à ele “quando vão casar?”. Ele “aaah não sei! Talvez daqui dois anos”. HEIN? Sério… Broxou toda a ideia do pedido e tal.

    Acho que pessoa faz oque quer, como vc mesma disse, mas tem coisas que realmente a gente não consegue entender. Não há regras definidas, claro, mas um pouco de bom senso, vai bem.

    Beijão!

  2. Isso aí Vivi. Eu também achei que era a mesma aliança. Me disseram ontem que não. A de noivado é banhada a ouro apenas, e a de casamento deve ser outra, de ouro maciço. Dá-lhe dinheiro pra Joalherias né?
    Mas acredito que não faça tanta diferença assim, já que muita gente usa a mesma para noivado e casamento.
    Concordo com teu ponto de vista: noivado deve ser realizado com um propósito. Pelo motivo certo de se honrar um compromisso.

    Obrigada por dividir sua opinião! ^^

  3. Sei lá o que falar disso. É o tipo de coisa que muita gente acha besta, mas acaba fazendo.

    Hoje eu acho besta, o que quer dizer que daqui há uns anos farei isso.

  4. Hahahaa, por isso eu disse que não vou cuspir pra cima, já que sempre cai na testa. Rs.

  5. Hahahaha… ta revoltada só pq levou um pé do namoradinho. Bjos

  6. ¬¬ Aham Cláudia. Senta lá. Minha opinião sobre usar aliança não muda pelo fato de estar com alguém ou não. E by the way, minha vida pessoal não deveria te interessar. Sugiro que cuide da sua. ^^ Abraços.

  7. Concordo com cada palavra neste post.
    Nunca fui noivo e muito menos casado… eu posso não saber exatamente o que eu quero como por exemplo casar em algum dia, quando eu e/ou minha mulher, acharmos que devemos fazer este ato; mas o que realmente eu NÃO quero, é perder tempo em noivar.

    Acho bonito assumir um compromisso com a pessoa que -amamos- e ainda mais ‘concretar’ isso um ao outro sentimentalmente AND na prática, como troca de alianças.

    Se o namoro vai bem por muitos e muitos anos, para que casar ?! Sabe aquela frase/ditado/citação/porraqualquer ‘se tentar melhorar, pode estragar’ ? (marromenos isso aí) Pois ér, é isso aê.

    Então pra mim, não fará tanta diferença casando ou não. Mas deixando bem claro que, se um dia eu vir a casar, no nível noivar eu ignorarei violentamente. Não quero perder ‘tempo’.

    Gostei do post, Ama! 🙂

  8. Minha opinião é simples e direta: se vai gastar pra noivar, gasta logo com casamento.
    Eu, hein. Noivar é bacana, é um aviso que vai casar. Mas não precisa de comemorações, rios de dinheiro em festas e alianças.

  9. Legal ouvir a opinião de todos. Valeu pela participação galera!

  10. eu já acho o casamento dispensável quando duas pessoas realmente se amam, o que direi de noivado?
    só acho que atualmente o noivar virou mesmo um enrolar: um quer casar, o outro não, um ameaça ir embora, o outro pede em noivado. e ficam noivos por 10 anos…

  11. Concordo que o noivado eh algo ‘overated’ algumas pessoas gastam fortunas em algo teoricamente simbolico, pois eh apenas um rito de passagem entre o compromisso serio ao casamento, mas quantas historias ja nao ouvimos de noivados desfeitos de forma tragica? Seria o noivado uma ‘seguranca’ ao homem ou a mulher como se estivessem casados, como se a uniao fosse algo garantido, e porisso se libertam do fator “se fizer algo errado, posso perder-la/o”, e isso eh um fator catastrofico nos relacionamentos. Nao entendam que eu nao noivaria, ja estou neste caminho, mas acredito que ao inves de ser apenas um marco, faria algo entre os familiares, que sao as pessoas com as quais eu devo realmente dividir minha felicidade e minhas conquistas, e ja escolher a data. O noivado deve ser o marco do inicio da corrida a linha de chegada. Faltou citar o fator “enrolation”, que apazigua o desejo de casar (normalmente da mulher) e da ao outro o fator de tranquilidade para enrolar o relacionamento por varios anos.
    PS: Peco desculpas pela falta de assentos, nao foi proposital.

  12. Noivar sem data para casar é demais, né?

    Meu noivado (sou casado há quase um ano) foi missa (sou católico) e depois restaurante. Cada um paga o seu e tá tudo certo!

    Quanto às alianças, cada um fica com o seu orçamento. Essa conversa de uma é banhada e a outra é maciça, ou que tem que trocar. Só troca se o dedo for de “calibre” diferente ou se quiser e tiver grana para isso.

    Quanto ao motivo que você definiu como “certo” (Noivar é dar um tempo pra ter certeza se quer mesmo casar. Talvez até um passo importante antes de tomar uma decisão precipitada.) eu discordo totalmente. Para mim o noivado é a certeza da decisão de casar-se. Quem noiva sem data marcada, sem saber quando vai casar e sem trabahlar para que o casamento aconteça, é porque não sabe sequer o que é noivado. Mas não concordo que seja um passo antes de tomar uma decisão precipitada.

  13. Acho legal a aliança de compromisso, é bem “quero marcar território” e é vc que quero passar, ou quase, muitos anos da minha vida.

    Melhor do que pedir em casamento, noivar e não ter data pra casar. ;D

    Tudo se baseia no diálogo: se o casal estiver de acordo com todos os passos antes do casamento e permanecerem muito felizes, isso que realmente importa. HEY! E quem não curte uma festa? Melhor rolar uma churrascada pra comemorar o noivado do que uma puta festança. 😉

    Como sempre, excelente post, Amandinha.

    Beijos!

  14. ai meu deus amanda
    sera q um dia vc vai engolir tudo isso q vc disse
    meus pais so foram c casar na igreja depois de 25 anos de casados
    parece mentira neh
    mas eh verdade, depois de 25 anos de casados na justica
    eles resolveram casar na santa casa de deus
    e o noivado eh a parte mais quente de um relacionamente
    eh onde acontece as coisas mais loucas e inusitadas
    por isso axo q vale a pena ficar muito tempo noivo pra um poder entender o outro
    e depois de anos, pensar em levar adiante…

  15. + uma coisa a questao do dinheiro
    infelizmente vivemos num mundo capitalista q eh preciso gastar mesmo
    nao pra obter status ( ok tbm pra isso), mas como vc faria uma festa sem gastos
    como vc faria um churrasco sem gastos
    nos gastamos todos os dias com as mais bestas das coisas e pra q????????
    o q ganhamos em troca
    temos q trabalhar tudo de novo pra ganhar o pao de cada dia
    eh assim q funciona

  16. Olá querida,seu blog é lindo!!!!
    enche a minha cabeça de texto útil!
    do nada entrei aqui e li a maioria de seus textos..
    enfim parabéns pelo blog !!!
    Agora sobre seu texto.. eu concordo plenamente com tudo que esta nele,acho que o noivado é apenas um tempo pra ver no que da,o homem por sua vez fala que quer noivar,a mulher vai logo se animando com casamento…
    e la se vai uma pergunta.. sera que ele não esta somente enrolando?
    pode ser que sim.. pode ser que não..
    eu não gastaria com noivado e casamento pra mim é válido quando as duas partes QUEREM mesmo,e então se fosse no meu caso também não gastaria com festa,somente viajaria e nem me casaria em igreja,o fato é: não gasto meu dinheiro que ganho suado pra fazer festa pra outros sairem falando,mesmo que a festa seja um luxo sempre tem um dizendo que nada foi tão bom assim..
    e o que importa? somente o casal eu e ele ele e eu e só…
    se necessessário ate escondido me casaria e só no civil !
    beijos querida !

enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.