Salve-se sozinho

Girl jumping with rose petals in air

Quase todos nós temos aquela vã esperança, boba e quase sempre secreta de que alguém chegue do nada e mude completamente nossas vidas. Aquele feeling de olhar para os lados e torcer para que, como num passe de mágica, a vida pareça um estúdio de gravação da novela das oito e, do outro lado da rua, exista o grande amor de nossas vidas com uma carta mágica escondida na manga, contendo a solução de todos os nossos problemas e a fórmula mágica para nos salvar dessa vida monótona que levamos.

Não há nada de errado em sonhar com essa cena, exceto pelo fato que ela nunca acontecerá. Primeiro porque não existe essa de alguém que vire seu mundo de cabeça pra baixo: ninguém pode viver sua vida por você. Mesmo que você encontre alguém incrível, essa pessoa não te salva de almoços chatos com chefe mala, de trabalho interminável no final da sexta, da sua consulta médica terça que vem, da academia puxada às 6h da madrugada e nem de nenhuma das outras coisas que são sua responsabilidade.  

Segundo porque a ideia de alguém assim já nem parece mais esperança de viver um grande amor: no fundo você quer mesmo é algum tipo de super-herói. Mas não se preocupe, nem sinta-se culpado: é mais comum do que parece. Acontece todo o tempo essa coisa da gente transferir pra outro a responsabilidade de mudar a nossa vida, de fazer acontecer algo mágico que ainda não aconteceu.

Com isso dito, fica a reflexão clara, direta e sem pudor: ninguém vai te salvar de nada. Não é um ser humano feito de carne, osso, emoções e tantos problemas quanto você que voluntariamente vai pegar o fardo das suas costas e carregar ladeira cima sozinho. Entende de uma vez que ninguém vai te salvar de nada, não.

Entenda de uma vez que é sua responsabilidade, única e intransferível, fazer planos que te salvem. Do chefe chato, do trabalho aborrecedor, do colega insuportável, da rotina esmagadora, das férias ainda sem planos, do esporte novo que ainda não tomou coragem de começar. Super-herói nenhum vai aparecer do nada e mudar sua vida. Essa responsabilidade é só sua: vista você mesmo a capa e salve-se sozinho.

autor: Amanda Armelin

Bocuda, nerd, tatuada. Cervejeira de carteirinha e louca por cachorros (principalmente bulldogs). Além do sorriso no rosto, mantém paixão absoluta por bacon e sexo.

compartilhe esse post