Segunda Cultural 8: Leões e Cordeiros

LionsForLambs

Título original: Leões e Cordeiros(Lions for Lambs)

Lançamento: 2007

Direção: Robert Redford

Atores: Robert Redford , Meryl Streep , Tom Cruise , Peter Berg , Michael Peña

Duração: 91 min

Gênero: Drama

Essa semana a Segunda Cultural traz uma sugestão do @gut0 da semana passada. Como tive um fim de semana bem light, assisti vários filmes. Acho que de todos que assisti, o melhor deles foi Leões e Cordeiros. Vamos ao que interessa?

“Lions for Lambs” é um drama dirigido por Robert Redford e escrito por Mathew Michael Carnahan. O tema central é atual e intrigante: o conflito interminável entre Iraque e EUA.

O filme possui um paralelismo de três histórias que, de maneira ou outra acabam interligadas entre si. No fim das contas, as perspectivas abordadas são as do governo americano, dos militares enviados para o Iraque e da opinião publica.

Acho que como objetivo principal do filme é fazer as pessoas pensarem. Sobre as estratégias e absurdos da guerra, bem como a responsabilidade de cada um como pessoa na influência de um todo.

Em três situações distintas e ao mesmo tempo, o filme requer basante atenção, já que tem diálogos interessantíssimos. A primeira história passa-se em Washington, onde a conceituada jornalista Janine (Meryl Streep) consegue uma entrevista exclusiva com senador Irving (Tom Cruise). Nossa segunda linha de raciocínio acontece na Universidade da Califórnia, onde o professor Malley (Redford) tem uma franca conversa particular com o jovem Todd (Andrew Garfield), um aluno com muito potencial e totalmente desmotivado, com esperanças de “acordá-lo” para a vida, ou algo do gênero. A terceira e última história ocorre em local não especificado do Afeganistão, onde os soldados Ernest (Michael Peña) e Arian (Derek Luke) lutam desesperadamente pela sobrevivência após um ataque ao seu avião.

“Lions for Lambs” não deve ser assistido apenas como entretenimento. A melhor parte? O filme não fornece respostas. Mas enche a cabeça do espectador de perguntas.

Vale conferir! Agora SaiDaqui…

autor: Amanda Armelin

Bocuda, nerd, tatuada. Cervejeira de carteirinha e louca por cachorros (principalmente bulldogs). Além do sorriso no rosto, mantém paixão absoluta por bacon e sexo.

compartilhe esse post

4 comentários

  1. Esse é um dos meus filmes prediletos, mas se gostou desse assista Mera Coincidência (Wag The Dog), com Robert de Niro, Anne Heche e Dustin Hoffman. Não é novo, não foi muito divulgado na mídia e DETALHE, foi lançado ANTES do escândalo do Bill Clinton com a Mônica Lewinsky. SENSACIONAL! Humor negro e choque de realidade de primeira qualidade. Pode assistir junto com o Quarto Poder (Mad City), que você já deve ter assistido..

  2. Interessante… Já sei o que fazer no fim de semana.

  3. Nossa André, que legal! Thanks pelas dicas. Vou asisstir sim. Quem sabe não é o filme da nossa próxima segunda cultural? Thanks ^^

  4. Eu confesso que não dava nada por este filme. Não fosse @ttgarcia eu não teria me convencido a ver.

enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.