Tudo que você precisa saber sobre mídia kit!

Por Amanda Armelin

Quando passamos a publicar conteúdo relevante para determinado público ou assunto, naturalmente surgem novas oportunidades de ações, publieditoriais e parcerias que visam monetizar nossos blogs. Para isso, ter um mídia kit é essencial: padroniza seus valores, provê informações importantes e demonstra profissionalismo.

MAS, O QUE É MÍDIA KIT?

Nada mais é do que um documento contendo formatos, valores e informações úteis sobre seu blog. É uma maneira de auxiliar as marcas/agências/clientes interessados em fazer qualquer tipo de publicidade online envolvendo você ou seu blog. Lembrando que existe uma ampla gama de opções: banners, publieditoriais, resenhas de produtos, experiências offline que gerem conteúdo para o online, etc.

E, um lembrete importante:  publieditoriais, quando não identificados como tal são proibidos por lei e portanto passíveis de punição pelo CONAR. Os publieditoriais não são proibidos, mas devem constar alguma identificação para evitar problemas jurídicos.

QUAL A IMPORTÂNCIA DO MÍDIA KIT?

Basicamente, o objetivo de um documento Mídia Kit é ter todas as informações relevantes para o anunciante decidir se seu blog é ou não interessante para a marca/objetivo de campanha dele, e ter um disponível em seu site é uma maneira de “abrir portas” para novas formas de monetização.

QUE INFORMAÇÕES O MÍDIA KIT DEVE TER?

A ideia é ser simples e direto: quando alguém quer anunciar com você, já fez um benchmarking e está procurando detalhes mais específicos sobre seu blog:

1. Histórico

Comece apresentando seu blog: qual o nicho, de quais assuntos você trata, quem é o autor, há quanto tempo está no ar, quais os perfis nas redes sociais, etc.

2. Números

Convença o anunciante com números e gráficos: pageviews, visitantes únicos, assinantes do feed, números de seguidores/fãs nas redes sociais, etc.

3. Perfil de Leitores

Uma breve descrição sobre o público que você atinge com seus posts e novamente, números e gráficos para completar o vislumbre do anunciante: faixa etária, escolaridade, gênero, distribuição geográfica, etc. Quanto mais completa for sua pesquisa sobre o perfil do seu público, melhor.

4. Formatos e Valores

Essa é a parte MAIS IMPORTANTE do mídia kit: faça com muita atenção.

Pense em todas as possibilidades, defina como cada uma delas vai funcionar e também os valores de cada ação e precifique. A dica é tomar cuidado com valores, para não sair muito do que o mercado tem cobrado: se possível, faça uma pesquisa com blogs com média de acessos e nicho parecidos com o seu e descubra qual a média do mercado.

Lembre-se de tudo que pode ser feito (bem como suas variáveis) e especifique ao máximo: banners (quais os tamanhos e período?), publieditoriais (conteúdo já vem pronto ou você terá que criar o texto? Tem que fazer foto ou vídeo para ilustrar?), alteração de imagem de plano de fundo (seu layout permite? Qual o tamanho da imagem?).

5. Contato

Não se esqueça de informar o email de contato para negociações e lembre-se de responder profissionalmente e com prontidão para o interessado. Colocar o telefone não é recomendado, uma vez que o arquivo ficará disponível para qualquer um na web acessá-lo.

QUE FORMATO O MÍDIA KIT DEVE TER?

O mais utilizado é o PDF, mas você também pode optar por uma apresentação de slides.

E NÃO É SÓ ISSO!

Para você, blogueiro que busca ter sempre as informações atualizadas e dados sempre corretos, a Grumft pode ajudar!

 

midiakit

Basta acessar seu painel administrativo, no painel “Configurações” clique em editar e habilite a opção “Habilitar Media Kit do seu Site ou Blog”. Daí pra frente, as infos (TODAS, COMPLETAS, ATUALIZADAS E DETALHADAS o/) serão automaticamente visualizadas por qualquer pessoa diretamente na barra! Genial, né?

autor: Amanda Armelin

Bocuda, nerd, tatuada. Cervejeira de carteirinha e louca por cachorros (principalmente bulldogs). Além do sorriso no rosto, mantém paixão absoluta por bacon e sexo.

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1 comentário

  1. “Os publieditoriais não são proibidos, mas devem constar alguma identificação para evitar problemas jurídicos.”
    Mais importante do que apenas evitar problemas, é sempre ter transparência com o teu leitor! 😉

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