Tudo que você precisa saber sobre mídia kit!
Por Amanda Armelin
Quando passamos a publicar conteúdo relevante para determinado público ou assunto, naturalmente surgem novas oportunidades de ações, publieditoriais e parcerias que visam monetizar nossos blogs. Para isso, ter um mídia kit é essencial: padroniza seus valores, provê informações importantes e demonstra profissionalismo.
MAS, O QUE É MÍDIA KIT?
Nada mais é do que um documento contendo formatos, valores e informações úteis sobre seu blog. É uma maneira de auxiliar as marcas/agências/clientes interessados em fazer qualquer tipo de publicidade online envolvendo você ou seu blog. Lembrando que existe uma ampla gama de opções: banners, publieditoriais, resenhas de produtos, experiências offline que gerem conteúdo para o online, etc.
E, um lembrete importante: publieditoriais, quando não identificados como tal são proibidos por lei e portanto passíveis de punição pelo CONAR. Os publieditoriais não são proibidos, mas devem constar alguma identificação para evitar problemas jurídicos.
QUAL A IMPORTÂNCIA DO MÍDIA KIT?
Basicamente, o objetivo de um documento Mídia Kit é ter todas as informações relevantes para o anunciante decidir se seu blog é ou não interessante para a marca/objetivo de campanha dele, e ter um disponível em seu site é uma maneira de “abrir portas” para novas formas de monetização.
QUE INFORMAÇÕES O MÍDIA KIT DEVE TER?
A ideia é ser simples e direto: quando alguém quer anunciar com você, já fez um benchmarking e está procurando detalhes mais específicos sobre seu blog:
1. Histórico
Comece apresentando seu blog: qual o nicho, de quais assuntos você trata, quem é o autor, há quanto tempo está no ar, quais os perfis nas redes sociais, etc.
2. Números
Convença o anunciante com números e gráficos: pageviews, visitantes únicos, assinantes do feed, números de seguidores/fãs nas redes sociais, etc.
3. Perfil de Leitores
Uma breve descrição sobre o público que você atinge com seus posts e novamente, números e gráficos para completar o vislumbre do anunciante: faixa etária, escolaridade, gênero, distribuição geográfica, etc. Quanto mais completa for sua pesquisa sobre o perfil do seu público, melhor.
4. Formatos e Valores
Essa é a parte MAIS IMPORTANTE do mídia kit: faça com muita atenção.
Pense em todas as possibilidades, defina como cada uma delas vai funcionar e também os valores de cada ação e precifique. A dica é tomar cuidado com valores, para não sair muito do que o mercado tem cobrado: se possível, faça uma pesquisa com blogs com média de acessos e nicho parecidos com o seu e descubra qual a média do mercado.
Lembre-se de tudo que pode ser feito (bem como suas variáveis) e especifique ao máximo: banners (quais os tamanhos e período?), publieditoriais (conteúdo já vem pronto ou você terá que criar o texto? Tem que fazer foto ou vídeo para ilustrar?), alteração de imagem de plano de fundo (seu layout permite? Qual o tamanho da imagem?).
5. Contato
Não se esqueça de informar o email de contato para negociações e lembre-se de responder profissionalmente e com prontidão para o interessado. Colocar o telefone não é recomendado, uma vez que o arquivo ficará disponível para qualquer um na web acessá-lo.
QUE FORMATO O MÍDIA KIT DEVE TER?
O mais utilizado é o PDF, mas você também pode optar por uma apresentação de slides.
E NÃO É SÓ ISSO!
Para você, blogueiro que busca ter sempre as informações atualizadas e dados sempre corretos, a Grumft pode ajudar!
Basta acessar seu painel administrativo, no painel “Configurações” clique em editar e habilite a opção “Habilitar Media Kit do seu Site ou Blog”. Daí pra frente, as infos (TODAS, COMPLETAS, ATUALIZADAS E DETALHADAS o/) serão automaticamente visualizadas por qualquer pessoa diretamente na barra! Genial, né?
06/12/2013
“Os publieditoriais não são proibidos, mas devem constar alguma identificação para evitar problemas jurídicos.”
Mais importante do que apenas evitar problemas, é sempre ter transparência com o teu leitor! 😉